sexta-feira, 24 de junho de 2011

o Futuro Digital da História da Família


A liahona, junho 2007

Palestra Focaliza o Futuro Digital da História da Família

Erin Pitcher, Revistas da Igreja
00786_059_033
“O futuro das pesquisas da história da família pode estar mais perto do que você imagina”, disse Rich Running no dia 9 de janeiro de 2007, durante a palestra promovida pelo Salt Lake Institute of Genealogy [Instituto de Genealogia de Salt Lake], que é patrocinado pela Utah Genealogical Association [Associação Genealógica de Utah].
Aproximadamente 200 pessoas assistiram à palestra: “Abrindo os Cofres de Registros na Montanha de Granito”, na qual os líderes de administração da produção do Departamento de História da Igreja e História da Família explicaram os avanços tecnológicos em dois aspectos da pesquisa genealógica — a digitalização e a indexação.
Como gerente da administração de produção do departamento, o irmão Running descreve essas mudanças como passos para a construção de uma “estrada digital” para os pesquisadores de genealogia.

Digitalização de Dados para o FamilySearch

Essa estrada digital está sendo construída por meio da digitalização de dados para o FamilySearch, uma vez que os estimados cinco bilhões de documentos históricos dos Cofres de Registros da Igreja na Montanha de Granito estão sendo transformados de microfilmes em imagens digitais, o que por fim poderá ser acessado pela Internet, acrescentou o irmão Running.
Os Cofres de Registros na Montanha de Granito, localizados nas Montanhas Wasatch, detêm a maior coleção de registros de história da família do mundo. Os funcionários utilizam sistemas avançados de computadores para transformar os rolos de microfilmes, ali armazenados, em imagens digitais de alta qualidade.
“Esse processo de digitalização começou no cofre há cinco anos”, explicou Derek Dobson, gerente de produção da digitalização de dados para o FamilySearch. “Nesse curto espaço de tempo, os avanços tecnológicos transformaram o processo em algo pelo menos quatro vezes mais rápido e com uma qualidade muito superior à que tínhamos há alguns anos. (…) Agora, em aproximadamente 20 minutos, a informação de um rolo de microfilme é transformada em cerca de 1.200 imagens digitais”.
O irmão Running disse ainda que a digitalização facilitará muito o trabalho genealógico. Em vez de viajar até um dos 4.500 Centros de História da Família da Igreja e encomendar rolos de microfilme, os pesquisadores poderão acessar esses documentos on-line, no conforto de seu lar.
O FamilySearch, serviço de genealogia da Igreja na Internet, tem como principais objetivos adquirir e preservar dados genealógicos e melhorar a acessibilidade a esses registros.
“A digitalização de dados para o FamilySearch é muito importante para transformar esses objetivos em realidade”, afirmou Paul Nauta, diretor de assuntos públicos do Departamento de História da Família e de História da Igreja.

Indexação de Dados para o FamilySearch

Juntamente com a digitalização de dados para o FamilySearch, indexadores de informações são compilados com a ajuda de milh ares de voluntários. Esses colaboradores extraem dados de história da família das imagens digitais de documentos históricos que irão ajudar outros a pesquisar informações relevantes de maneira mais eficaz.
Chamada anteriormente de trabalho de extração, a indexação de dados para o FamilySearch permite aos indivíduos servirem como voluntários on-line, baixar documentos históricos, e incluir informações necessárias, usando um formulário on-line que pode ser preenchido em menos de uma hora.
“Esse sistema permite que as pessoas realizem uma grande quantidade de trabalho em um curto período de tempo”, disse o irmão Dobson. “Muitas pessoas talvez não possam despender horas em pesquisas genealógicas. Mas qualquer pessoa pode despender meia hora ou uma hora indexando nomes em um sistema simples e auto-explicativo”. Até mesmo os jovens se oferecem como voluntários para a indexação de dados para o FamilySearch, e acham essa experiência muito agradável.
A primeira versão da indexação de dados para o FamilySearch foi lançada em setembro de 2005, e, até o final de 2006, mais de 25.000 pessoas, em 1.200 estacas e entidades comunitárias que trabalham em parceria com a Igreja haviam se cadastrado como voluntárias para ajudar no trabalho de indexação.
Os membros da Igreja podem entrar em contato com seus líderes locais da ala ou do ramo para mais informações sobre como participar. Entretanto, o trabalho voluntário de indexação de dados para o FamilySearch não é restrito somente aos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
O irmão Nauta acredita que a parte mais importante dessa “estrada digital” genealógica seja saber aonde se quer chegar.
“Tudo o que a Igreja está fazendo em relação ao trabalho genealógico é para tornar os registros acessíveis às pessoas, para que identifiquem e se unam aos seus antepassados”, disse ele.
Mais informações sobre a digitalização e a indexação de dados para o FamilySearch podem ser encontradas nos sites www.familysearch.org ou www.familysearchindexing.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário