sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Milagre da Minha História da Família



A Liahona, Fevereiro de 2008
O Milagre da Minha História da Família
Matthew Mangum
Inspirado em uma história real

“Aconselho a todas as famílias: procurem conhecer seu legado. É muito importante que conheçam (…) aqueles que os antecederam. Descobrimos algo sobre nós mesmos quando aprendemos sobre nossos antepassados.”
(Presidente Thomas S. Monson, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, “Verdades Constantes numa Época de Mudanças”, A Liahona, maio de 2005, p.21.)

________________________________________
“Ora, essa profecia Adão pronunciou movido pelo Espírito Santo; e registrava-se uma genealogia dos filhos de Deus” (Moisés 6:8).

Meu pai já havia trabalhado bastante na história da nossa família. Eu adorava ouvir sobre os nossos ancestrais que foram pioneiros, sobre os que lutaram na Guerra da Independência dos Estados Unidos, e os que foram reis e cavaleiros na Europa.
“Você gostaria de ir comigo à Biblioteca de História da Família no sábado?” perguntou meu pai um dia.
Com toda certeza! Eu mal podia esperar para ver por mim mesmo os nomes da realeza em nosso gráfico de linhagem.
Chegamos a Salt Lake City e apreciamos a manhã ensolarada de verão, enquanto caminhávamos até a biblioteca. À medida que nos aproximávamos, eu ficava mais ansioso. Dentro daquele prédio imenso, estavam os nomes e as histórias de minha família: pioneiros, guerreiros, cavaleiros e tudo o mais.
Quando estávamos lá, meu pai puxou duas cadeiras em frente a um computador. Nós nos sentamos e ele começou a pesquisar o banco de dados para mostrar-me onde nossa família se unia à linhagem real.
“Hum”, com a testa enrugada. “Não consigo encontrar hoje”, disse finalmente.
Fiquei muito decepcionado. Passamos o restante da manhã olhando os livros que continham histórias de meus ancestrais pioneiros. Gostei daquilo também, mas ainda queria aprender a respeito dos outros ancestrais.
“Não se preocupe”, disse meu pai. “Voltaremos no próximo final de semana.”
A semana passou muito rápido, e logo meu pai e eu estávamos novamente sentados em frente a um computador na Biblioteca de História da Família. Dessa vez, meu pai disse: “Ah! Achei”.
Ele olhou os nomes de reis e rainhas de toda a Europa, registrados lá na minha história da família! Havia tantos nomes e datas que demoraria muitos dias para passá-los para o software da nossa história da família. “Teremos de voltar muitas vezes para pegar todas as informações de que precisamos”, falei.
Uma mulher que trabalhava no computador ao lado viu o que estávamos fazendo. “Também sou dessa linhagem” disse ela. “Trabalho aqui todos os dias para coletar informações sobre esses ancestrais.” Em poucos minutos, ela passou todas as informações dela para um CD e o entregou ao meu pai.
Enquanto voltávamos para o carro, comentei: “O Pai Celestial quer mesmo que encontremos nossos ancestrais, você não acha, pai?”
Ele sorriu. “Acho que você está certo. Se tivéssemos encontrado os ancestrais que estávamos procurando na semana passada, talvez não tivéssemos conhecido nossa nova amiga, aqui, hoje. E se não a tivéssemos conhecido, não teríamos conseguido encontrar tantos ancestrais, tão rápido.”
Eu sabia que o Pai Celestial nos havia ajudado a encontrar o equivalente a quase 1.000 anos de história da família, em uma só manhã. Ele ama nossos antepassados tanto quanto nos ama. Precisávamos ajudá-los, assim como Ele havia nos ajudado — encontrando os nomes, aprendendo a respeito de sua vida e verificando se as ordenanças do templo haviam sido feitas. Um dia, vou encontrá-los e poderemos ser uma família eterna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário