terça-feira, 23 de agosto de 2011

8 regras basicas de indexação, por Alvaro Santin


FamilySearch Indexing



Algumas Regras Básicas:

Nunca deixe que LER as instruções do projeto que está iniciando a indexar e as instruções de cada campo que está indexando. Essas Instruções são as regras da indexação para aquele projeto e para os campos a serem indexados. Se todos fizerem isso, menos erros ocorrerão e assim, menos será preciso corrigir na hora de se fazer a conferência desses lotes.

1-    Cada vez que mudar de um campo a outro, leia as instruções completas que aparecem ao lado direito da tela numa caixa entitulada  “Instruções do Campo”. Essas instruções contém exemplos e o orientarão para fazer um trabalho padronizado com os outros indexadores e sem erros.

2-    Escreva os nomes tal como aparecem no registro, mesmo se estiverem com ortografia errada. Se parte do nome está causando dúvidas, pode-se examinar outros lugares em que o nome é repetido (talvêz na margem do registro ou na assinatura) para confirmar o que está lendo.  

3-    Caso haja abreviaturas, não as expanda, mantenha da mesma maneira que está no registro. Ex.: Mª da Conceição – escreva: MA DA CONCEIÇÃO

4-    Nunca indexe o primeiro registro da página se ele NÃO estiver completo.

É comum em muitas imagens, iniciarem a primeira folha com um registro que simplesmente iniciou na página anterior. Por exemplo, um registro começa na página anterior, mas em seu lote que você baixou começa assim:

“ perante as testemunhas Paulo da Silva e Joaquim Santos, receberam-se em matrimonio Antonio José de Siqueira Cruz com 22 anos de idade, solteiro, filho legítimo de Francisco Cruz e de Dona Maria Pereira da Cruz, e Dona Ana Maria Albuquerque, de 16 anos de idade, solteira, filha legítima de João Baptista Albuquerque e de Dona Rita de Casia Resende, todos naturais e aqui residentes....” 

Veja que o registro está quase completo, exceto pela falta da data e do início, pois ele foi feito na página anterior que pertence a um outro lote de uma outra imagem.
Esse registro está no lote anterior e será indexado no lote anterior e não DEVE ser indexado no seu lote. A regra diz que não se deve indexar esse registro. Começe indexando o registro completo que aparece imediatamente depois esse registro incompleto. O registro que aparece imediatamente após, é que será o registro nº 1 dessa imagem.


5-    Você SEMPRE deverá indexar o último registro da imagem, MESMO que ele esteja incompleto.
Normalmente, é possível que o seu lote, na última página, termine sem o final do último registro. Esse registro começa no final da última página, mas termina somente no próximo lote. Você tem que indexar esse registro também, e não deve ficar incompleto, pois poderá ver as informações que faltam, simplesmente olhando na página seguinte. Para ver a página seguinte, mesmo que não esteja em seu lote, basta clicar no ícone “ver a página seguinte/anterior a este registro” abaixo indicado.  Assim, poderá ler e indexar as informações faltantes para completar o registro. Certifique-se que está vendo realmente a pagina seguinte, e não a anterior. Para isso basta observar o número da página em que está e o número que aparece depois que clicar na opção. Também pode checar isso através do número do registro que aparece na sequência. Veja figura abaixo:

número da última página de seu lote                  ícone                    botão de próxima imagem



Mesmo que esteja escrito (NÂO INDEXAR A PARTIR DESTA JANELA) você pode utiliza-la para ler e indexar apenas a parte que falta do último registro de seu lote.










6-    O que você deve escrever nos campos Nomes e Sobrenomes? 

No campo NOME você deve digitar TODOS os nomes da pessoa.
No campo SOBRENOME você deve digitar TODOS os sobrenomes da pessoa
Exemplo: o nome completo aparece assim: José Luis Antonio da Silva Carneiro dos Santos – você deve digitar da seguinte maneira:

 Nome:                José Luis Antonio
 Sobrenome:        Da Silva Carneiro Dos Santos

Inclua todos os acentos dos nomes registrados na imagem. Se fizermos tudo isso, essa pessoa poderá ser pesquisada por seus descendentes por qualquer um dos sobrenomes, porque o sistema FamilySearch indexará por todos os sobrenomes. Ou seja, esse nome será indexado pelo “Da Silva” pelo “Carneiro” e também pelo “Dos Santos”, o que será uma vantagem para quem esta pesquisando. Outro detalhe é que não importa o que é sobrenome materno e sobrenome paterno, pois cada um dos sobrenomes será indexado.

7-    Não devo “criar” sobrenome para completar um nome

É bastante comum nos registros de nascimento e/ou batizado, as crianças serem registradas sem sobrenome. NUNCA devemos criar um sobrenome para uma criança sem sobrenome, mesmo que o pai e a mãe da criança tenha sobrenome, eu não devo transferir os sobrenomes do pai ou da mãe para a criança. Devo apenas escrever o nome e no campo sobrenome, eu registro campo em branco. Ex.: “..... batizei a João, filho legítimo de Antonio dos Santos e Maria Turquesa...”

 Nome:                 João
 Sobrenome:        <Em branco>

OBS.: Sempre se deve digitar os acentos quando eles aparecerem no registro, como no exemplo acima do João.


8-    Quando eu não souber se um nome é realmente nome ou sobrenome?

É bastante comum nos deparamos com nomes que não sabemos o que é nome e o que é sobrenome. Isso ocorre muitas vezes no caso de registros de extrangeiros. Em qualquer um desses casos, devemos registrar tudo o que tivermos dúvida, no campo nome.

Ex. 1- nome completo Laesers Massurs

 Nome:                 Laesers Massurs
 Sobrenome:        <Em branco>


Ex. 2- nome completo Yoshinis Yoshiriro

 Nome:                 Yoshinis Yoshiriro
 Sobrenome:        <Em branco>

Ex. 3- nome completo Maria de Jesus

 Nome:                 Maria de Jesus
 Sobrenome:        <Em branco>

Ex. 4- nome completo Yain Yoin

 Nome:                 Yain Yoin
 Sobrenome:        <Em branco>

Ex. 5- nome completo Maria Marta Pedro

 Nome:                 Maria Marta Pedro
 Sobrenome:        <Em branco>



Nenhum comentário:

Postar um comentário