quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Indexação do Family Search - Arrastados através da Lama … e Gostando Muito!


A indexação do FamilySearch acaba de atingir um marco significativo. Em algum momento dos últimos meses, o número de nomes pesquisáveis no site FamilySearch.org ultrapassou a marca de 2,5 bilhões. E a maioria desses nomes está lá porque você e outras pessoas como você despenderam tempo para indexá-los.

Para colocar esse número em perspectiva, vamos olhar para o que era e também vislumbrar o que pode vir a ser.

Imagine isto: Estamos em 1999, e o site familysearch.org acaba de ser lançado. O novo site de genealogia é tão popular que fica sobrecarregado rapidamente. O que deixa as pessoas tão animadas? A possibilidade de pesquisar centenas de milhões de nomes.

Aquilo parecia muito naquela época, mas era uma gota no oceano comparado à quantidade de nomes que não eram (e ainda não são) pesquisáveis on-line.

Agora, vamos para 2006. A Indexação do FamilySearch acaba de ser apresentada. Naquela época, o site familysearch.org havia publicado centenas de milhões de nomes pesquisáveis – um feito possível graças aos esforços voluntários de extração manual de nomes feita por membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mas quando a Indexação do FamilySearch surgiu, ela tornou possível que todos se envolvam na preservação dos registros genealógicos do conforto de seu lar — e a velocidade da publicação aumentou ainda mais.

Agora estamos em 2012, apenas seis anos mais tarde, e o número de nomes pesquisáveis multiplicou-se muitas vezes. Uma curva de crescimento acentuada desse jeito faria qualquer magnata de Wall Street arregalar os olhos. Mas isso só deixa a organização do FamilySearch ainda mais determinada a atingir o próximo marco. Aqui está a razão.

Em algum momento de 2006, o FamilySearch também aumentou dramaticamente sua capacidade de escanear e converter registros microfilmados em imagens digitais. Além disso, foi feito um esforço redobrado para capturar novas imagens digitais de registros originais arquivados. Mais de 185 equipes de digitalização estão trabalhando em todo o mundo, capturando imagens seis dias por semana. O que isso significa? Significa que o FamilySearch agora cria em média dez imagens digitais por segundo todos os dias e os publica no site familysearch.org em questão de dias. Assim, fazendo os cálculos, se cada imagem contém aproximadamente de oito a dez nomes, isso acrescenta… bem, acrescenta nomes a uma grande quantidade de indexação ainda a ser feita e o tamanho da tarefa só aumenta.

Consegue ver aonde isso vai chegar? É como aqueles cabos de guerra que você vê na Internet onde 50 ou mais homens competem contra um elefante. Se você acrescentar o número suficiente de pessoas, então finalmente poderá vencer, mas até lá, o elefante faz o que ele quer.

Um dia poderemos dominar nossa própria “fera”, e com cada novo indexador e conferente chegaremos mais perto. Mas agora estamos sendo meio que simbolicamente arrastados através da lama. Isso pode não soar bem, mas na verdade, é bom, é uma diversão saudável — e está fazendo uma diferença enorme para milhões de pessoas.

Então fique atento ao próximo marco significativo. Pode ser de cinco bilhões de nomes pesquisáveis. Ou talvez, para você, pode ser que apareça em uma pesquisa aquele antepassado que lhe tenha escapado por tanto tempo. De qualquer maneira, será extraordinário, e você poderá agradecer a si mesmo e ao restante da família da indexação do FamilySearch por tornar isso possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário